Fev26

Conceituando o que é Web 2.0

por editor

Até hoje não se tem definido o que é a web 2.0. No fim do artigo sobre Web 2.0 da Wikipédia, até o momento não existe consenso sobre o que exatamente é a Web 2.0. Na história, só é possível analisar um fato histórico depois de algum tempo de acontecido e como a Web 2.0 está em construção, ele ainda não tem sua forma final. Nós estamos moldando a Web 2.0.

O termo Web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly e tem o seguinte conceito na wikipédia:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”

Porém, para facilitar o entendimento do termo com uma visão brasileira, pedi ajuda a algumas pessoas envolvidas na web brasileira. Como são eles que constroem nossa Web 2.0, sua visão é essencial para uma resposta. Como o objetivo é uma resposta simples e objetiva, pedi a eles que limitassem a resposta a 128 caracteres. Não existe resposta certa ou errada, apenas diferentes pontos de vista. Ordenei conforme as repostas foram chegando. Obrigado a todos pela colaboração.
O resultado do que é a web 2.0, você confere abaixo:

“Melhor aproveitamento da inteligência coletiva e do poder de processamento da máquina cliente. Poder às pessoas.”
Marco Gomes - co-criador do boo-box

“A Web 2.0 representa a transição para um novo paradigma onde a colaboração ganha força suficiente para concorrer com os meios tradicionais de geração de conteúdo.”
Renato Shirakashi - criador do Rec6

“Mudança ocorrida na vida dos usuários que com a banda larga passam mais tempo on-line e exercem massivamente o potencial interativo da Internet.”
Carlos Nepomuceno - autor do livro Conhecimento em Rede

“Web 2.0 é um buzz word que define conteúdo gerado pelo usuário e com foco no compartilhamento de informações. Tudo regado a AJAX.”
Nando Vieira - criador do spesa

“Web 2.0 é um novo paradigma na utilização e criação de web sites mais participativos e colaborativos.”
Fabio Seixas - criador do Camiseteria

“Web 2.0 é o momento em que o mercado, por força dos usuários, voltou a dar importância para web depois do estouro da bolha.”
Paulo Rodrigo Teixeira - criador do 0BR

“Web 2.0 é o termo usado para identificar uma nova forma de navegar pela internet e, conseqüentemente, de desenvolver aplicações orientadas à esta nova geração de internautas.”
Diego Polo - criador do linkk

“Web 2.0 é como chamamos, depois de uma profunda análise histórica da web, um conjunto de práticas que ao longo dos anos provaram dar resultado.”
Gilberto Jr - criador do Outrolado

“A Web 2.0 aponta para uma mídia popular, independente de grandes corporações, recriada pelos seus próprios usuários.”
Frederick van Amstel - é mestrando em Tecnologia pela UTFPR e edita o blog Usabilidoido

“O registro dos fluxos de conversação entre usuários e o registro destes fluxos ao redor de aplicações.”
Mauro Amaral - editor do CarreiraSolo.org

“Ajax, redes sociais, CGM: as definições mais comuns pra Web 2.0, ou um jeito para se voltar a falar de internet? Para mim nada mudou, tudo evoluiu.”
Michel Lent - sócio-diretor da 10 Minutos

“Web 2.0 é buzzword, é fato que a internet está sofrendo transformações, mas precisamos rotulá-la para que essas mudanças tenham validade? Pra maioria da população mundial, que ainda está offline, essa é a Web 1.0.”
Edney Souza - editor do blog Interney

“Sinaliza uma fase na web onde se pratica a liberdade de falar e ser
ouvido. É uma consequência natural do desenvolvimento da internet.”
Vicente Tardin - editor do Webinsider

“Web 2.0 usa a web como plataforma de socialização e interação entre usuários graças ao compartilhamento e criação conjunta de conteúdo.”
Guilherme Felitti - repórter do IDG Now! e mestrando em Web 2.0

“Na web 2.0 não somos mais nômades caçadores-coletores: temos nome, plantamos conteúdo, colhemos conhecimento e criamos novos mundos.”
Rene de Paula Jr - projetos especiais, Yahoo! Brasil e editor do blog Roda e Avisa

“Alguém ouviu falar em TV 2.0 quando as transmissões passaram a ser coloridas ou via satélite?”
Marcelo Sant’Iago - presidente do Conselho Consultivo do IAB Brasil e mantém o blog Poucas e Boas.

E você? Qual a sua definição para a Web 2.0?



79 Respostas para “Conceituando o que é Web 2.0”

Você pode deixa uma mensagem, ou trackback do seu site.

  1. Fev26

    Rafael Arcanjo

    Disse isto em 8:10pm:

    Muito bom trabalho.
    Eu tenho mais ou menos a mesma opnião do Edney. O nome é apenas um rótulo para uma web mais colaborativa que fatalmente iria ocorrer.

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  2. Fev26

    Gilberto Jr

    Disse isto em 9:13pm:

    Interessante como muitas das definições confundem web 2.0 com UGC (user generated content - conteúdo gerado pelo usuário). O Tim O’Reilly sempre tratou essas duas coisas como diferentes. Para ele web 2.0 tem mais a ver com programação, com o sistema, do que propriamente com o conteúdo. Eu penso que web 2.0 é algo muito mais amplo do que UGC.

  3. Fev26

    Fábio Caparica de Luna

    Disse isto em 10:22pm:

    Web 2.0 não existe…
    Só existe um velho “Mundo de Pontas” sendo descoberto/entendido tardiamente.

  4. Fev26

    Sérgio F. Lima

    Disse isto em 10:57pm:

    A web mudou, mesmo que não conhece a buzzword pode produzir e interagir com outras pessoas de modo completamente diferente! A web deixou de ser uma web para ser ler para ser uma web para se ler e escrever! Como é da tradição mudar a versão quando novas features são incorporadas, acho que web 2.0 é muito mais que uma buzzword!

  5. Fev27

    Marco Gomes

    Disse isto em 9:54am:

    Só não admite que a Web mudou quem é “do contra”. Se quer chamar isso de Nova Web, Web 2.0, 0100 0011 ou qualquer outra coisa, tanto faz.

    Eu só “aceito” a nomenclatura mais utilizada: Web 2.0

  6. Fev27

    Thiago Machado

    Disse isto em 10:23am:

    Pra mim é apenas uma evolução, definir esse conceito como web2 ou web3 não é porcaria nenhum!
    Apenas estamos talvez usando a internet de forma diferente e não cabe a mim dizer se é uma forma melhor ou não, mas para o meu uso é bem melhor

  7. Fev27

    João Carlos Caribé

    Disse isto em 10:25am:

    Corroboro com a opiniões do Michel Lent,Edney Souza e Caparica. E acrescento:

    Web 2.0 não é uma inovação, é uma mudança de paradigma da web centrada no EGO, para a web centrada no usuário, uma evolução natural que comecou quando “descobriram” que o elemento mais importante da internet não era quem criava os sites e sim o usuário que o visitava. A mudança passou da simples apresentação de conteúdo para a interação básica e hoje a interação das multidões, o já previsto conceito de inteligência coletiva previsto por Pierre Levy. A evolução é muito rápida, basta um piscar de olhos para perder uma fração do processo e ter a nítida sensação de que houve uma revolução.

  8. Fev27

    editor

    Disse isto em 12:12pm:

    Pessoal,

    Vocês imaginam alguém da Idade Média discutindo se eles vivem na Idade Media ou não?

    Não foi no dia da Revolução Francesa que definiram as divisões da história moderna.

    A história é feita com o tempo. Estes termos surgem com o passar do tempo e são devem ser estudados.

    O que estamos fazendo é discutir algo e pode ser até que no final concluíremos que não existe uma web 2.0.

    Para mim ela existe e é uma evolução que precisa ser estudada.

    Já existe até esta discussão no meio acadêmico.

    Tem até projeto de pesquisa de Web 2.0 do Felitti:
    http://0br.com.br/15b

    Discutir o assunto sim, ignorar não.

    Grande abraço,

  9. Fev27

    Ricardo Soares

    Disse isto em 1:11pm:

    Web 2.0 é uma forma de inteligência coletiva. Onde várias mentes se juntam para formam uma só. O consciente coletivo, também chamado de MasterMind.

    Um abraço.

    Ricardo Soares

  10. Fev27

    Ricardo

    Disse isto em 4:34pm:

    Pra mim a Web 2.0 sintetiza a forma como a internet pode ser utilizada para interligar conteúdos e levar ao desenvolvimento de aplicações que ajudem na otimização dos conteúdos e facilidade nas buscas e modos de comunicação, disseminando o conhecimento e informação com maior clareza e rapidez no que o ser humano precisa ou está buscando.

    Abraços,
    Ricardo

  11. Fev27

    blodd - o blog de 2d » Blog Archive » Leituras de hoje.

    Disse isto em 6:50pm:

    [...] Conceituando o que é Web2.0, mas como o artigo diz, ainda está difícil de se ter uma opnião formada. Eu acho que Web2.0 não vai ter uma definição, ou melhor, vai ter todas!! Mas sobre isso vou falar outro dia. [...]

  12. Fev27

    vlrica » Conceituando Web 2.0

    Disse isto em 9:39pm:

    [...] Conceituando o que é a Web 2.0. Arquivado em: Web 2.0 - - [...]

  13. Mar1

    Armando Ferraz Santos

    Disse isto em 4:28pm:

    Pra mim a WEB 2.0 é uma soma simples ( Web + Novas tecnologias = Serviços Inteligentes e interativos )

    Nossa velha web desenvolvida com novas ferramentas para desenvolver novos serviços, até pouco tempo atras
    não era permitido esta interação que temos hoje, não tinhamos como publicar de maneira eficaz nossos videos,
    e assim por diante, afinal estamos em constante EVOLUÇÃO !!!

    Abraços

  14. Mar2

    Carlos Eduardo de Souza - Assessor de TI - U.C.E.

    Disse isto em 8:20am:

    A Web 2.0 é uma internet aperfeiçoada a fim de prover conteúdo colaborativo de forma dinâmica e de várias formas.

  15. Mar3

    João David

    Disse isto em 10:40am:

    Web 2.0 é o casamento da Complexidade com a Simplicidade, gerando filhos que atendem pelo nome de Interatividade, Recursividade e Praticidade.

  16. Mar4

    Fabio Terracini

    Disse isto em 9:56pm:

    Há um interessante artigo no WebInsider cujo autor é Alex Hubner (um dos colaboradores do artigo Web 2.0 na Wikipedia). O ponto chave dele é o aumento do número de pessoas na Web.

    Web 2.0 é uma revolução? Então me deixem criticar
    http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/01/18/web-20-e-uma-revolucao-entao-me-deixem-criticar/

  17. Mar6

    Eduardo

    Disse isto em 8:32pm:

    O ponto de vista é um conceito web 2.0 - Cada um tem o seu e ninguém sabe ao certo em quem confiar…
    Mais um motivo para descrer em um conceito que nem existe direito.
    Mas de maneira objetiva - Web 2.0 tem MUITOS usuários, comentários e opniões próprias (Não sei se da pra chamar de inteligência), Ferramentas para categorizar isso tudo no lado do Cliente (Java Script) e mais nada, alias, no máximo do conceito mais aceito, até os “games” MMORPG e o Second Life são Web 2.0.
    Quanto a qualidade e praticidade, “ai são outros 500″, está cada vez mais difícil acreditar no que é lido ou visto na internet e o conceito de colaboração está criando um mundo superficial de pseudo opniões. Não sei onde isso vai parar mas não me parece bom. Um mundo onde todos dão sua opnião sobre nada, gerando pageviews, vendendo anúncios e conteúdo pouco relevante.

  18. Mar6

    Carolina

    Disse isto em 10:58pm:

    Até que se defina o que é Web 2.0, não mais será.

    fui!

  19. Mar24

    Um pouco de Web 2.0 e outros sites interessantes « Petite Journée

    Disse isto em 7:29pm:

    [...] Se você achou um pouco confuso, pode consultar os links abaixo: http://web2.0br.com.br/conceito-web20 http://www.carreirasolo.org/archives/web_20_voce_sabe_o.html http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=352&id_coluna=2 Seguindo essa tendência, alguns sites me chamaram a atenção, não só pelo visual como pela proposta de conteúdo: [...]

  20. Mar25

    Gente Pare com isso!!

    Disse isto em 1:23pm:

    To contigo e num abro kara!! é isso mesmo, O fim esta cada vez mais proximo. e tudo vai acabar mal mesmo, sem remedio…

  21. Abr2

    danusia

    Disse isto em 8:49pm:

    como vc mesmo disse, muito cedo pra ‘definir’ alguma coisa. vc pode ter uma noção geral apenas… mas definiçao… soh depois do processo. =)

  22. Abr6

    Wilker Azevedo

    Disse isto em 2:16am:

    Web 2.0… do meu ponto de vista, a Web 2.0 fará com que a internet deixe de ser apenas um mundo de navegações repleto de conteúdo informatívo para se tornar uma extensão do Sistema Operacional, esta é a tendência clara que já vem inundando desde algum tempo, grandes projetos como do Google para criar um editor de texto poderoso em ambiente web são exemplos, assim como a Wikipédia, os Webmails, os sistemas comerciais feitos em PHP, a telefonia VoIP, …, os aplicativos estão migrando para a internet, esse avanço voraz de velocidade de navegação facilita muito o surgimento de aplicativos em web.

    Então, se me perguntarem o que é a Web 2.0… Vou dizer que é a evolução da internet, é adaptação, é mais que interligação de máquinas e pessoas, é o mundo do sofware sendo engolido pela rede mais flexível e dinâmica existente.

    A internet mudou a maneira como o mundo interage, agora vai mudar a maneira como o mundo trabalha!

  23. Abr9

    Paulo Vinicius

    Disse isto em 4:06am:

    Web 2.0 é apenas evolução. Não é um paradigma, é uma tendência. É a união de pontos afins que de qualquer maneira aconteceria. É a filosofia do software livre associado ao pensamento do W3C, às novas tecnologias e à capacidade da internet de possibilitar o pensamento comunitário. Ao produto dessa convergência podemos chamar Web 2.0.

  24. Abr12

    Marciel

    Disse isto em 8:45am:

    No molde tecnológico, a WEB 2.0 engloba a utilização do AJAX e usuabilidade, enquanto na parte comercial há o incremento de colaboração, ou seja, antigamente tínhamos informações e serviços na web, agora temos a necessidade de colaborar e interagir com todos os participantes desse mundo virtual.

  25. Abr17

    Adriano Ponce

    Disse isto em 2:40pm:

    A Web 2.0 é um ambiente de colaboração onde podemos fundir as novas tecnologias, visando o aperfeiçoamento da Web. O pensamento comunitário se torna necessário e bem vindo,trazendo assim uma nova relação para os negócios, para a sociedade virtual e para o ciberespaço.O dinamismo das páginas e aplicações se torna visível e a usuabilidade descomplicada, pois o progresso da web 2.0 faz parte da sua colaboração pessoal, engajada com tantas outras no universo virtual.

    Adriano Ponce - Analista de Sistemas.

  26. Abr19

    Blog FlashMasters » Blog Archive » Conteúdo multimídia na web 2.0

    Disse isto em 7:43pm:

    [...] Indo direto ao assunto, vale o clique: O paradigma Web 2.0 e as oportunidades para brasileiros Não vi muito sobre as oportunidades nesse artigo, mas achei interessante a apresentação que ele disponibiliza lá. Como ele mesmo colocou, “Estes slides serão usados na palestra de abertura da turma da Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para a Web da UEM de 2007″. O Fred acrescentou muitos links interessantes na palestra, dois que valem a pena ver: http://web2.0br.com.br/conceito-web20/ Web 2.0: O Rafinha explica [...]

  27. Abr25

    Everton

    Disse isto em 12:27pm:

    pois é..sendo mais uma “atualização”…porque entao algusn endereços constam www2.??? e nao só www??
    valew

  28. Abr25

    JJO

    Disse isto em 3:00pm:

    We2 é…Tenho que refazer o conceito que já mudou. É…Tenho que refazer, já mudou de novo…

  29. Mai18

    celia damasceno

    Disse isto em 8:30pm:

    a web 2.0 pode afetar nos jornalistas em algo???????????????

  30. Mai22

    Thiago elias

    Disse isto em 1:52pm:

    eae blz!!! tenho uma site de video!! http://www.vidbr.com.br estou começando a modificar o site para ficar web2.0!! to usando bastante css e js poucas imagem!!! gostaria de saber se estou fazendo certo!! acesse ai e responda !! http://www.vidbr.com.br

  31. Mai29

    Disse isto em 12:16am:

    [...] Web 2.0 não é uma inovação, é uma mudança de paradigma da web centrada no EGO, para a web centrada no usuário, uma evolução natural que começou quando “descobriram” que o elemento mais importante da Internet não era quem criava os sites e sim o usuário que o visitava. A mudança passou da simples apresentação de conteúdo para a interação básica e, hoje, a interação das multidões - o  conceito de inteligência coletiva já previsto por Pierre Levy. A evolução é muito rápida, basta um piscar de olhos para perder uma fração do processo e ter a nítida sensação de que houve uma revolução via web 2.0br [...]

  32. Mai29

    xiscando.com » Blog Archive » 30 anos de Star Wars.

    Disse isto em 2:57pm:

    [...] Pan pan pan pan, pan pan, pan pan paaaan. Quem nunca se emocionou com aqueles acordes de sopro da Trilogia Star Wars que atire a primeira pedra, pois bem, a saga comemora 30 anos com um Hotsite em web 2.0, o site disponibiliza para os fãs uma ferramenta online para criação de vídeos e músicas permitindo trabalhar com mais de 250 cenas e músicas tiradas dos seis filmes da série, além de criar seus próprios conteúdos para compartilhar com outros fãs. [...]

  33. Jul24

    Washington Moratti

    Disse isto em 12:40pm:

    COncordo com todos os pontos de vista spbre a web 2.0, mas quanto ao conceito do Marcelo Sant’Iago, Não se falou em tv 2.0 mas sabemos que há uma outra nomeclatura como TV, “HD”TV ( telvisores de alta definição, só acredito não terem colocado como TV 2.0, justamente por nunca ter existido a TV 1.0 pela antiguidade da invenção.

  34. Jul31

    Mario Mariano

    Disse isto em 3:34pm:

    Algum doido, destes bem conceituados na área de TI, achou que era bom uma termologia para as mudanças que vêm acontecendo na WEB, e estamos aki agora pra discutir sobre este “be, or not to be”… uma coisa é certa, oq muda é a questão da interatividade que, com a implantação da conexão em banda larga e compressão de arquivos, tende a deixar a Internet cada vez mais esteticamente aprimorada. É como comparar um sistema Windows 95 com Windows Vista, oq tem de diferença? Implemantações, interatividade, recusos de entretenimento… mas a essencia da Internet é a mesma, desde que foi criada comunicação com interatividade… os recursos… estes vão ser aprimorados, conforme o limite da transferencia de dados… simples assim… Minha empresa só faz sites com Flash e Ajax, pq? Pq melhora em Estetica e Interatividade…

  35. Ago3

    Wolney

    Disse isto em 8:39pm:

    Aprendizagem compartilhada, recheada de incertezas de pessoas procurando se afirmar.

    Por outro lado, a web 2.0 é um meio de adquirir conteúdo, visitas e interatividade online.

    Relacionamentos virtuais com cara de nomenclatura escolar.

  36. Ago8

    Marcos CS

    Disse isto em 10:07pm:

    A minha pergunta é: A Web 2.0 substituirá as Webpages tradicionais tornando-as obsoletas ?

    Para onde caminha o futuro pela internet ? Televisão ? rádio ? Páginas comerciais ?

    Conheçam também, o que é o Microsoft Office 2007 que apresenta os Web Components ? Seria para criar uma espécie de Microsoft Web Office conectando os elementos Office direto pela internet para apresentações e conferências online ?

    Gostaria de saber sobre estes assuntos,

    Um abraço, Mcs (mcserparj@gmail.com)

  37. Ago13

    Daniel Passarelli

    Disse isto em 2:29pm:

    A eterna busca do ser humano pelo “novo”, pela novidade, pelo diferente, pode explicar conceitos como a Web 2.0.

    Se ela existe? Sim, existe. Mas não foi criada, e sim evoluída. Faz parte do ciclo: Criamos, erramos, aprendemos, EVOLUÍMOS. Bem vindo à Web 2.0

    Imagine você se todos os dias da semana tivessem o mesmo nome, todos como “semana-feira”. Não haveria o “reciclar” do final de semana.
    O ser humano passou a contar anos, e ao final de cada um deles, estão todos cansados do que passou e esperançosos pelo que chega.

    Nos cansamos rápido das coisas e logo re-inventamos: Bem vindos ao novo, Bem vindos à Web 2.0

  38. Ago28

    Márcio Souza

    Disse isto em 5:44pm:

    Evolução normal e natural da web.
    Como existe uma “mania” de se catalogar e padronizar tudo, criaram agora o termo web 2.0 . Logo vão inventar outros termos como web 3.0, 12.0, 35.0, e aí por diante.

  39. Set5

    Marco Aurélio Correia

    Disse isto em 9:51pm:

    Bem, começei a ler em alguns textos essa tal de web 2,0 e boiei. Aí resolvi me inteirar do assunto. Achei interessante, mas o próprio conceito de WEB 2,0 vai ser utilizado para conceituar o que será a WEB 2,0. Assim, o web 2,0 existe? Existe. Todos percebem essa tendência, mas não temos sólidos argumentos. É meio abstrato. Mas vai além de uma quebra de paradigmas, a web 2,0 é uma rede neural, uma inteligência artificial, algo que tem uma certa energia de exitação, mas que o que manda mesmo é a reação em cadeia. A reação em cadeia me impossibilita de conceituar a web 2,0, mas daqui a meia hora, talvez um milhão de pessoas, conscientemente ou não, vão contribuir para a criação desse conceito. É a reação em cadeia.

  40. Set21

    eliasjunior.com.br - Blog - » Conceituando Web 2.0

    Disse isto em 9:47am:

    [...] Texto original: http://web2.0br.com.br/conceito-web20/ [...]

  41. Set24

    Web 2.0 a interação | Forbellone Blog

    Disse isto em 4:44pm:

    [...] Aguardo comentários, abraços e até a próxima! Fonte de Pesquisa para o Post: http://web2.0br.com.br/conceito-web20/ http://pt.wikipedia.org/ [...]

  42. Out2

    Paulo Taveira

    Disse isto em 7:56pm:

    Web 2.0 é uma evolução natural da web, uma web partilhada, colaborativa, onde a usabilidade e navegabilidade ganham uma nova alma. É um novo desafio para todos nós, empresas, particulares ou web designers… um desafio de criar conteúdos simples, bem estruturados e relevantes para o internauta.

  43. Out13

    Veralucia de Freitas Soares

    Disse isto em 5:37pm:

    Vi os comentários sobre a web., assim como tudo tem seus paradigmas, conforme o livro do pequeno prícipe, gostaria de saber mais assuntos sobre web , e se tem cursos para trabalhar na web;.att. Veralucia.,soaresveralucia@ih.com.br

  44. Out13

    Veralucia de Freitas Soares

    Disse isto em 5:46pm:

    GOSTARIA QUE TODAS PESSOAS UNIDAS NUMA REDE DE COMPUTADORES, FIZESSE O MELHOR DANDO MAIS POSSIBILIDADES AS PESSOAS PARA APRENDER E TER UM “MUNDO MELHOR”.

  45. Out25

    Caio Nogueira

    Disse isto em 12:25pm:

    A Web 2.0 tem objetivo de unir o consumidor a empresa assim acabar com aquela imagem de que o consumidor so se relaciona com a empresa atraves do 0800, para fazer reclmações,e sim fazer bom uso da criatividade do internauta com um baixo custo.

  46. Out25

    Caio Nogueira

    Disse isto em 12:29pm:

    A Web 2.0 tem objetivo de unir o consumidor a empresa assim acabar com aquela imagem de que o consumidor so se relaciona com a empresa atraves do 0800, para fazer reclamações,e sim fazer bom uso da criatividade do internauta com um baixo custo.

  47. Out27

    Arnaldo Mendes Junior

    Disse isto em 5:44pm:

    A web 2.0 é a percepção e utilização do conceito central de distribuição de poder de uma sociedade baseada no modelo de rede descentralizada e autonoma. Na Internet, o poder está igualmente distribuido entre todos os seus membros, os quais podem compartilha-lo e combina-lo com o poder dos demais membros.
    A partir do momento histórico em que uma grande massa de internautas percebeu esse poder e buscaram meios para expressa-lo de forma coletiva e democrática, surgiu a Web 2.0! Uma revolução digital: silenciosa, profunda e inexorável.

  48. Out31

    andre

    Disse isto em 2:52pm:

    Caraca, preciso estudar mais…

  49. Nov21

    Lorran

    Disse isto em 7:13pm:

    Web 2.0 é um rótulo pra um diferêncial em relação ao envolvimento do cliente(navegador) e o servidor. Na verdade o que evoluiu foi a capacidade de produzir e as linguagens de programação empregadas nessa produção. Então o webmaster deve ser chamado de WebMaster 2.0 também!

  50. Nov26

    rafael

    Disse isto em 8:45pm:

    oq significa afinal web 2.0

  51. Dez2

    gigia

    Disse isto em 9:10am:

    este tem sido um conceito fértil no imaginário individual. cada “visionario”, e sao muitos, traduz o obvio de um futuro proximo evidente. a questao é? estamos falando da mesma coisa?

    papel aceita tudo.
    mas o mercado é senhor.

    vamso ser pragmaticos: discutimos aqui, em elite, um conceito de elite, e ignoramos que representamos nada no mercado. somos formadores apenas das nossas proprias opinioes, cada vez mais distantes do universo majoritario.

    fato é que maioria dominante do mercado nao tem e nem quer conteudo. agora, os “internautas” (que nome ridiculo) em grande maioria nao navegam alem seus orkuts e msn. ha sim, uma nova geracao conectadissima, todos os nossos amigos… que representam nada nos indices do mercado. somos minoria aglomerada. enquanto a maioria, esta qeu assiste bigbrother e faustao, a tal classe C e D, o low income, sao agora o grande fenomeno do mercado e a nova promessa de consumo - e que de fato ja estao surpreendido os indicadores de marketing. A classe C e D sao os queridinhos do consumo e pergunta é? eles querem conteudo interativo? tomara que sim, mas pouco provavel.

    web2 funciona nesta elite. morre se nao sair elite. se vulgariza se sair elite.

    esta historia eu quero ver pra ter alguma opiniao.

  52. Jan11

    Matheus Tótora

    Disse isto em 9:29am:

    A necessidade de uma expansão de idéias, criatividades vindas do mundo inteiro é que faz surgir a revolução da web, nomeada como web 2.0.
    Pode-se pensar da seguinte forma: o criador põe toda a sua idéia e criatividade no seu website, ou também, coloca sua própria visão no mesmo. Mas como inovar? É preciso o compartilhamento de pensamentos de pessoas com cultura, raça, localidade, diferentes. O resultado de tudo isto é a fusão de conhecimentos totalmente diferentes que formam uma nova maneira de pensar e, consequentemente, uma inovação ao website.
    E não se pode esquecer que a nova revolução também trata-se da igualdade, ou seja, o deficiente terá a mesma oportunidade na web que o não deficiente devido a acessibilidade de qualidade que a web 2.0 traz. Para mais informações de acessibilidade entre em http://www.w3.org/WAI/, onde WAI é Web Accessibility Initiative (Iniciativa de Acessibilidade Web).
    Mas como sabemos, a web 2.0 é um assunto ilimitado e para melhorarmos cada vez mais o entendimento, é preciso da troca de informações como estamos fazendo aqui.
    Se alguém quiser trocar mais informações via e-mail, mande em matheustotora@gmail.com. Será um prazer para mim responder às várias novas informações enviadas.
    Um abraço, Matheus Tótora.

  53. Jan15

    Reinaldo Ferreira

    Disse isto em 8:28am:

    Concordo com Renato Shirakashi.
    Apenas completaria enfatizando a fusão entre colaboração de informações e aplicações com visão social. Aplicações ricas em recursos de interatividade, entretanto leves e práticas.

  54. Jan18

    Henrique Milazzo

    Disse isto em 12:36pm:

    É uma internet mais interativa, de acesso a todos, e que aproveita a inteligência coletiva.
    WEB 2.0

  55. Jan23

    1ª RODADA DA CIRANDA DE TEXTOS : André Deak

    Disse isto em 11:02am:

    [...] Mil idéias e ideais de todos Flavia Garcia Reis, jornalista especializada em web e saúde, diz que “não dá pra fazer jornalismo online sem pensar em web 2.0, del.icio.us, technorati, via6, podcast, seo… Não que você precise usar todas essas ‘novidades’, mas é necessário saber que existem e para que servem. Além disso, é preciso exercitar o seu espírito marketeiro. Quem não se divulga não tem destaque”. Ela conta como começou no online (em 2001), e quanta coisa mudou desde então. [...]

  56. Fev5

    Web 2.0, layout “pelado”, ou layout “vestido”? « igør.remigiø

    Disse isto em 10:45pm:

    [...] fevereiro 5, 2008 in Conceitos, Design, Web 2.0 A web 2.0 tem causado inúmeras discussões entre os profissionais da área quando o assunto é o design do site. Seria um conceito de layout “pelado” ou um layout “vestido”? Bom, isso depende do tipo de roupa que ele precisa vestir. [...]

  57. Fev19

    William Yamaue

    Disse isto em 11:04am:

    Ela sofreu evoluções para suprir as necessidades dos atuais usuários, são tantas que não podemos dizer que existe um “padrão” para ser ou não WEB 2.0.

  58. Fev24

    Leandro

    Disse isto em 2:41pm:

    Essa historia de web 2.0 é sucesso

    abraços http://web.sabetudo.net

  59. Mar4

    Zê D

    Disse isto em 8:55pm:

    Então isso que estamos fazendo é uma Web 2.0.

  60. Mar17

    Arthur Bonora

    Disse isto em 4:12pm:

    acredito que o nome não tem muito haver com o acontecimento, par amim a Web 2.0 poderia ser chamado de web interativa, ou o poder do usuário, ou qualquer outro nome…

    o importante é que este modelo trás o que ainda não vemos em todos os sites, ou seja é a interação entre o suário e a mídia, onde o criador escuta o usuário e modela para ele as funcionabilidades de sua mídia, atingindo assim resultados mais eficientes…

    bom é isso caso alguém deseje discutir mais sobre o assuno estarei a disposição no e-mail indicado…

    abraços a comunidade e parabéns pela questão proposta…

    Arthur Bonora

  61. Mar27

    Alex Sandro C. Sant'Ana

    Disse isto em 7:32am:

    Algo interessante é que o conceito de Web 2.0 força a educação contemporânea a se repensar: nesse sentido se faz necessário a conceituação de Educação 2.0, que seria o uso das novas tecnologias (Web 2.0) dentro dos próprios conceitos que a embasam, como colaboração, participação, compartilhamento e publicação na rede e em rede.
    Já no cotidiano escolar do laboratório de informática, surge então o conceito de currículo agenciado, que seria os processos de subjetivação que ocorrem no uso das novas tecnologias aplicadas nos processos de ensino-aprendizagem.

  62. Abr3

    Aprilo Asanuma

    Disse isto em 11:30pm:

    Estamos vivenciando uma nova web - se é web 1 ou 2, não sei - integração com tudo quanto é tipo de tecnologia, novos scripts ajax, jquery, etc, muito diferente da web de 1997, que consome muita, muita banda.
    Em 1997 a velocidade internet era muito lenta, e hoje com tudo que tem, a internet continua muito mais lenta e muito mais cara para o acesso.
    Se tem web 2, é preciso botar tecnologia para aumentar a velocidade no acesso.
    Tem até país vendendo tecnologia para aumentar a velocidade no acesso à internet, se não me falha a memoria é a Tailandia, enfim, é na Ásia.

    Apesar de tudo, hoje a web é fantástica!

  63. Abr15

    Anna

    Disse isto em 1:41pm:

    Web 2.0 é apenas mais um serviço oferecido ao publico, e este serviço em minha opinião é um dos melhores pois se pode fazer quase tudo com ele

  64. Abr23

    leoni

    Disse isto em 8:08am:

    É uma solução alternativa que visa resolver o problema de busca que tenham a ver com o contexto da pesquisa. Através de ambientes fáceis e rápidos de serem utilizados.

  65. Abr25

    Evandro Rocha

    Disse isto em 12:58am:

    O conceito de Web2.0 remete ao conceito de software livre, ou seja, quanto mais colaborativo, mais aperfeiçoado se torna com o diferencial que promete ter um só nome.

  66. Abr26

    Jose Marques

    Disse isto em 7:07am:

    Estou aprendendo. O que entendi foi que ….
    “Se queres chegar mais longe, caminha. Se queres sair de ti próprio, estuda”

  67. Mai4

    WErciley Silva

    Disse isto em 1:40pm:

    Excelente!
    Este conceito de web 2.0 é muito considerado em cursos a distância, pois a sensação de pertencer ao processo que a pessoa esteja participando faz com que os alunos tenham mais motivação nos cursos.
    Parabéns!
    Prof. Werciley Silva
    http://www.eadvirtual.com.br

  68. Mai7

    Bruno

    Disse isto em 11:37am:

    Web 2.0 e uma nova maneira de utilizar a internet. Incialmente vista como um repositorio de informacoes, uma “via de mao unica” onde os usuarios buscavam informacoes, tornou-se uma “via de mao dupla” onde estes mesmos usuarios participam ativamente nao formacao do conteudo.

  69. Mai19

    Jorge Pawiloski Neto

    Disse isto em 7:54am:

    A Web 2.0, no meu ponto de vista, vem possibilitar a maior interação entre os consumidores de produtos e serviços. Ex: fulano compra uma tv de x empresa. Caso naõ seje entregue no prazo combinado, em perfeita condições etc… outras pessoas ficarão sabendo e com certeza migrarão para outra concorrente, trazendo prejuízos para Empresa. As empresas com visão inovadora tem que implantar um sistema para colher essas informações negativas entre os consumidores e trasnformá-las em soluções. Este é o caminho. Caso contrário terá como destino sua falência.

  70. Mai28

    Márcio

    Disse isto em 10:20am:

    Concordo com as opiniões de Michel Lent e Marcelo Sant’Iago.
    A história se divide no momento do nascimento da WEB. Ela já nasceu 2.0, 3.0, 4.0 e quantos pontos zeros mais.
    Estamos apenas vivendo um processo evolutivo em função das necessidades que vão surgindo.

    Vlw

  71. Mai29

    Ramon

    Disse isto em 5:45pm:

    Web 2.0, pra mim, é um site limpo e organizado. Não precisa dessas frescuras de efeitos em javascript, porque além de irritar o usuário apressado, pesa na página.

    Outra… web 2.0, tem que ser algo que os usuários comuns entendam. Ninguém vai saber o que é “Tags” sem antes ler a Wikipédia, muito menos saber o que é “Wiki”, que vão acabar achando que é algo próximo da Wikipédia.

    Web 2.0 tem que buscar mais aproximação de um usuário com os outros, e deixa-lo livre para fazer o que quiser com o site.

  72. Jun7

    Iury Taillan

    Disse isto em 12:07pm:

    Concordo com Marcelo Sant’Iago

    “Alguém ouviu falar em TV 2.0 quando as transmissões passaram a ser coloridas ou via satélite?”

    A partir do momento no qual o telespectador ou o internauta tem a interação não só com o produto, mas sim
    Tem total liberdade de criar seu próprio mundo e interagir com outros usuários, essa evolução na qual nós chamamos de ((Tecnologia 2.0)).

  73. Jun10

    Marcos Mollmann

    Disse isto em 6:03pm:

    O conceito de Web 2.0 nada mais é que a integração entre o usuario e o web site, a contribuição do mesmo para com o coneteúdo do Web site.

  74. Jun12

    SALMO DAVI de santo angelo rs

    Disse isto em 10:43pm:

    Web 2 é, no aspecto social, uma ferramenta onde a informação sera disponibilizada de forma popularizada. Seria a contestualização e contemporização das diversas comunidades interativas da internet como orkut, gazzag etc.
    No aspecto economico poderá ampliar a segurança das transações comercias e otimizar o mercado.
    No aspecto educacional, visará sobretudo o enfoque que já vem sendo dado, qual seja da democratização do saber, pela inclusão digital.
    Outros enfoques vão sendo inseridos, visto ser a internet uma ferramenta dimanica, que agraga invações, apartir das conjecturas da sociedade e pesquisas tecnologicas aplicas a area.

  75. Jun26

    Harley

    Disse isto em 9:02am:

    Concordo com o que todos dizem sobre a web2.0 . Arrisco até uma sugestão ” Aprendizado, Independência e Conquista”.

  76. Jul2

    Francisco Cripa

    Disse isto em 11:35am:

    Pessoal,

    O homem já foi teocêntrico, onde havia um foco num deus qualquer. Depois ele se descobriu, ficou encanto com eles mesmo e virou antropocêntrio. A Internet está passando pelo mesmo fenômeno.

    Francisco Cripa

  77. Jul14

    Jonatas

    Disse isto em 9:26am:

    Eu penso assim:
    Nada do que foi será
    De novo do jeito que já foi um dia
    Tudo passa, tudo sempre passará….
    (Lulu Santos/Nelsom Mota)
    É tudo passageiro. Enquanto estamos no centro do furação não enxergamos o que está lá fora.
    Penso que isso tudo em resumo é: “Vivendo uma interação virtual”.
    T+

  78. Jul14

    Moacir R. Flores

    Disse isto em 8:32pm:

    No meu entendimento, o conceito Web 2.0 não é apenas um buzzword.É apenas uma maneira de separar os acontecimentos e tecnologias relevantes com relação ao uso da web, das outras. Acho interessante até para fins de estudo terem criado esse termo.É a mesma coisa quanto aos paradigmas de progrmação existentes, imagine tratar:
    P.O.O,Funcional,Aspectos, procedural..etc. da mesma forma, a confusão que seria.

    Concordo com o que falaram a cima…”é a evolução na web..”etc..bla..bla.

    Mas a questão é que rotulos, são necessários.E vou mais longe, tenho plena convicção de que tecnologias onde a demanda de informação se da de forma assíncrona, passaram a vigorar.

    Pois é um processo natural…a web é feita de pessoas.
    Nada melhor que um termo para definir o apice de desenvolvimento acançado.

  79. Jul19

    Ernani de Oliveira Amaral Junior

    Disse isto em 12:38pm:

    A Web2.0 é simples
    vai separar quem que conhecimento de quem quer ver mulher pelada na internet

 

Deixe uma resposta

 

Posts Recentes

Categorias Populares

Não há categorias

Sobre

Este é um blog sobre Web 2.0. Falaremos sobre colaboração, AJAX, folksonomia, padrões web, novos aplicativos web e o que der vontade. Sua participação é essencial.